Mens sana in corpo sano

Atualizado: Out 12


Ricardo Pedro – Diretor Técnico da ABC e Coordenador de Curso na Faculdade de Tecnologia em Cosméticos da FATEC


Os consumidores sempre foram o foco central das estratégicas e táticas de marketing e estudá-los em suas dimensões geográficas, demográficas, psicográficas e, principalmente comportamentais, é atividade rotineira e essencial para os profissionais que trabalham nessa área, sobretudo no mercado cosmético.


Posicionar produtos cujas propostas de valor mais bem atendam às necessidades, aos desejos e às expectativas dos consumidores depende de dados precisos, advindos de observações, percepções, interpretações, que, por sua vez, resultam de pesquisas tão bem estruturadas que permitem “enquadrar” os consumidores em segmentos.


A segmentação torna possível identificar no mercado-alvo, grupos de consumidores com determinadas características afins, que influenciam seus comportamentos de consumo de forma semelhante, aos mesmos conjuntos de estímulos. Isso é extremamente estratégico, uma vez que os segmentos podem ser isolados, analisados, quantificados e focados de formas diferentes, específicas e assertivas, em se tratando da oferta de produtos e serviços para estes.


O bem-estar dos consumidores e o oferecimento de boas experiências com os produtos, serviços e marcas sempre foram o foco de marketing, uma vez que criam vínculos duradouros, repercutindo em vendas recorrentes e relacionamentos de mais longos prazos com estes. Atualmente, o bem-estar mental e o emocional têm sido o centro das atenções de praticamente todos os mercados de consumo e para os profissionais da cosmética a tangibilidade da felicidade nunca foi uma perspectiva comercial tão relevante quanto hoje.

A saúde preventiva, o reforço imunológico, os produtos, procedimentos e atividades que aumentam a autoestima e que atuam como antiestresse e calmantes ganham destaque junto aos hábitos nutricionais e de beleza, que se voltam cada vez mais para alternativas naturais, saudáveis e funcionais, endossando o conceito de corpo e mente resilientes, empoderadas, equilibradas e harmonizadas com o planeta, que deve ser preservado acima de tudo. Desejamos viver mais e melhor.


O QUE ASSISTIR NO CONGRESSO?


Nesse contexto, a economia prateada (silver economy) vem ganhando muito destaque e será abordada por um dos maiores especialistas no assunto, Sr. Sergio W. Duque Estrada, formado em Administração pela FGV com MBA pela NYU, Embaixador do AGING 2.0 da América do Sul, fundador da ATÍVEN - Envelhecimento Ativo e Sócio da Valormax Consultoria Financeira. Com muito prazer, convidamos a todos para participarem do 32° Congresso Brasileiro de Cosmetologia e conferirem a interessante palestra “Economia Prateada: desafios e oportunidades”, que ocorrerá no dia 04 de novembro às 10:00. Esperamos vocês lá!!!


ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia


Mens sana in corpo sano


Ricardo Pedro - Technical Director of ABC and Course Coordinator at the Faculty of Technology in Cosmetics at FATEC Consumers have always been the central focus of marketing strategies and tactics and studying them in their geographical, demographic, psychographic and, mainly behavioral dimensions, is a routine and essential activity for professionals working in this area, especially in the cosmetic market. Positioning products whose value propositions best meet the needs, desires and expectations of consumers depends on accurate data, resulting from observations, perceptions, interpretations, which, in turn, result from research so well structured that it allows “framing” the consumers in segments. Segmentation makes it possible to identify, in the target market, groups of consumers with certain similar characteristics, which influence their consumption behavior in a similar way, to the same sets of stimuli. This is extremely strategic, since the segments can be isolated, analyzed, quantified and focused in different, specific and assertive ways, when it comes to offering products and services to them. The well-being of consumers and the provision of good experiences with products, services and brands have always been the focus of marketing, since they create long-lasting bonds, resulting in recurring sales and longer-term relationships with them. Currently, mental and emotional well-being have been the focus of attention in virtually all consumer markets, and for cosmetic professionals the tangibility of happiness has never been a more relevant commercial prospect than it is today. Preventive health, immune strengthening, products, procedures and activities that increase self-esteem and act as anti-stress and tranquilizers are highlighted by nutritional and beauty habits, which increasingly turn to natural, healthy and functional alternatives, endorsing the concept of a resilient body, mind, empowered, balanced and harmonized with the planet, which must be preserved above all. We want to live more and better.


WHAT TO WATCH AT THE CONGRESS? In this context, the silver economy has been gaining a lot of prominence and will be approached by one of the greatest specialists in the subject, Mr. Sergio W. Duque Estrada, graduated in Business Administration from FGV with an MBA from NYU, Ambassador of AGING 2.0 in Latin America. Sul, founder of ATÍVEN - Active Aging and Partner of Valormax Consultoria Financeira. With great pleasure, we invite everyone to participate in the 32nd Brazilian Congress of Cosmetology and check out the interesting lecture “Silver Economy: challenges and opportunities”, which will take place on November 4th at 10:00 am. We wait for you there !!! ABC - Brazilian Society of Cosmetology

Mens sana in corpo sano


Ricardo Pedro - Director Técnico de ABC y Coordinador de Curso de la Facultad de Tecnología en Cosmética de FATEC El consumidor siempre ha sido el eje central de las estrategias y tácticas de marketing y estudiarlas en su dimensión geográfica, demográfica, psicográfica y, principalmente conductual, es una actividad rutinaria e imprescindible para los profesionales que trabajan en este ámbito, especialmente en el mercado cosmético. Posicionar productos cuyas propuestas de valor respondan mejor a las necesidades, deseos y expectativas de los consumidores depende de datos precisos, resultantes de observaciones, percepciones, interpretaciones, que, a su vez, resultan de una investigación tan bien estructurada que permite “enmarcar” la consumidores en segmentos. La segmentación permite identificar, en el mercado objetivo, grupos de consumidores con determinadas características similares, que influyen de forma similar en su comportamiento de consumo, ante los mismos conjuntos de estímulos. Esto es sumamente estratégico, ya que los segmentos pueden aislarse, analizarse, cuantificarse y enfocarse de formas distintas, específicas y asertivas, a la hora de ofrecerles productos y servicios. El bienestar de los consumidores y la provisión de buenas experiencias con productos, servicios y marcas siempre han sido el foco del marketing, ya que crean vínculos duraderos, resultando en ventas recurrentes y relaciones de más largo plazo con ellos. Actualmente, el bienestar mental y emocional ha sido el centro de atención en prácticamente todos los mercados de consumo, y para los profesionales de la cosmética, la tangibilidad de la felicidad nunca ha sido una perspectiva comercial más relevante que en la actualidad. La salud preventiva, el refuerzo inmunológico, los productos, procedimientos y actividades que aumentan la autoestima y actúan como antiestrés y tranquilizantes se destacan con hábitos nutricionales y de belleza, que cada vez más recurren a alternativas naturales, saludables y funcionales, avalando el concepto de cuerpo, mente resiliente, empoderado, equilibrado y armonizado con el planeta, que hay que preservar ante todo. Queremos vivir más y mejor.


¿QUÉ VER EN EL CONGRESO? En este contexto, la economía plateada ha ido ganando protagonismo y será abordada por uno de los más grandes especialistas en el tema, el Sr. Sergio W. Duque Estrada, licenciado en Administración de Empresas de FGV con un MBA de NYU, Embajador de AGING 2.0 en América Latina. Sul, fundador de ATÍVEN - Envejecimiento activo y socio de Valormax Consultoria Financeira. Con mucho gusto invitamos a todos a participar en el 32º Congreso Brasileño de Cosmetología y ver la interesante charla “Silver Economy: desafíos y oportunidades”, que tendrá lugar el 4 de noviembre a las 10:00 am. Te esperamos allí !!! ABC - Asociación Brasileña de Cosmetología

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